JSF == EJB 2.0

Hoje em dia a predominância de frameworks e de sistemas web é de JSF. O JSF veio para padronizar aquilo que Struts da Apache já vinha fazendo anteriormente, com certeza ficou melhor. Hoje as implementações carro chefe são a da sun, tomawawk da apache, ADF da oracle. Eu gosto do JSF mas eu vejo algumas deficiências nele. São elas:



- Muito XML, muita configuração.

- Fazer um componente é um inferno, xml,dtd, class, muitos artefatos.

- A navegação é muito dura, e de novo muito xml.

- Não tem componentes, somente os básicos, somos obrigados a usar taglibs de terceiros como: RichFaces da JBoss.



O JSF precisa ser mais RAD, eu gosto dos conceitos de navegação que o Stripes framework tem. Me agrada alguns conceitos do Click Framework também como a iteração da pagina(template) com o action.







Se o JSF aplicasse políticas mais onRails e usa mais convenção e até mesmo annotations as coisas ficariam bem melhores.



E concerteza fazer um componente deve ser mais facilitado, nisso ele me lembra o EJB 2.0 muita configuração.

As taglibs também poderiam ser mais aprimoradas, ter uma taglib para login, ou permissões de segurança, ou um blog talvez.



Espero que na próxima versão essas 'deficiências' sejam melhoradas.



Powered by ScribeFire.



Popular posts from this blog

Kafka Streams with Java 15

Rust and Java Interoperability

HMAC in Java