Osgi: The Future is Now

Pessoal recentemente o pessoal do eclipse lançou um portal sobre Osgi, mais especificamente um portal sobre Equinox, que é a implementação de Osgi para eclipse. O eclipse já utiliza Osgi em seu cerne desde a versão 3.X. No novo portal sobre Equinox existem webinar no site com vídeos introdutórios muito interessantes.

O Que vem por ai?

Aspect:
É um modulo Osgi que irá permitir o uso de AspectJ dentro da plataforma Osgi.

Resource Monitoring: É um modulo Osgi que prove monitoramento de recursos contidos em bundles instalados na maquina host, basicamente utilizando JMX.



Security: É um modulo Osgi que ira prover segurança de dados, autenticação e autorização dentro da plataforma Osgi, basicamente utilizando JAAS.

Osgi Next
: É um projeto em que são desenvolvidos as implementação para protótipos e análise de impacto sobre a versão do eclipse corrente.

Server Side: Esse é o cara. Suporte a especificação completa de Jsps e Servlets, exite um bundle Osgi embarcado com o Jetty, assim podemos desenvolver Servelts/Jsps dentro de Bundles Osgi e usar o Jetty como um Bundle Osgi. O Projeto ainda possibilita usar o Toncat ou outro servidor de aplicação pois existe esse war que podemos distribui-lo em um servidor de app e esse war ira subir a plataforma Osgi/Equinox no servidor de App. Você encontra mais informações aqui!

A Maneira que eles fizeram isso foi simples, porem muito inteligente, eles fizeram um registry, assim cada Bundle Osgi que quizer fazer um Sevlet por exemplo registra esse servlet.
Existe um modulo de bridge que só delega para um mecanismo de mapping. Esse mecanismo é simplesmente um ProxyServlet que está sendo usado como Wrapper para todas as requisições, esse cara guarda um Map em memoria com todos os mappings dos servlets e assim ele faz o roteamento.

Esses projetos ainda estão na incubador do eclipse, porem acredito que logo irão amadurecer e serão excelente soluções para plataforma Osgi. Não deixem de ver esse video.

Abraços.

Popular posts from this blog

Kafka Streams with Java 15

Rust and Java Interoperability

HMAC in Java