Agile é o Buzzword do momento?

Até dois anos a trás a comunidade e mercado Java só falava em frameworks. Em 2006 e 2007 o site The Server Side bombava muito. Nessa época veio a onda do Ajax e depois a onde de RIA( como Lazlo, GWT, Echo2, etc...)

No momento se nos prestarmos atenção, quase não se fala mais em frameworks, será que o mercado está mudando de foco? Ou será que métodos ágeis são o novo Buzz?

As duas frentes do movimento

Existem duas frentes bem distintas no movimento ágil. Existem pessoas muito sensatas que valhe a pena gastar tempo com elas, como: Scott Ambler, Joseph Pelrine, James O. Coplien entre outros. Porem existe um outra frente de pessoas que eu acredito não ser necessário dar nomes, mas são aqueles que tem um fervor maior pela questão propriamente dita.

Estou falando dos caras que acham que: Estimativas não servem para nada, UML e Caso de uso são Anti-Patterns, TDD é tudo, On Site Constumer Rules, Certificações estragam o time. Esse tipo de pessoal muitas vezes não aceita críticas e simplesmente esqueceu tudo o que aconteceu antes do ano 2000.



A Confusão da Cascata

Muitas pessoas acham que a magia acontece devido a palavra mágica 'Agile', mas na verdade se dá pelo fato do projeto ser rodado de maneira Iterativa/Evolucionária Incremental. Nesse modelo se encaixam outras metodologias como o RUP e o OpenUP. Muitas pessoas confundem o que é Agile do que é meramente um modelo de ciclo de vida de projetos como o modelo Iterativo.

Não sou eu que estou falando

É de 2007, mas não deixem de conferir o post do Jim sobre Agile e Buzz. A partir desse deixo que você tirem suas próprias conclusões.

A Minha conclusão

De fato existem coisas muito boas no movimento Ágil, mas existe muito lixo e muitos fanáticos que nem sabem o que estão fazendo. As vezes discernir quem é quem, é que é complicado.

Popular posts from this blog

Kafka Streams with Java 15

Rust and Java Interoperability

HMAC in Java