O Rolo da politica de manutenção do Spring

Recentemente após este pronunciamento, o pessoal da SpringSource criadores e mantenedores do Spring Framework, deram a noticia de que eles estariam criando uma política diferenciada para os fixes de versões mínimas.

O assunto foi muito discutido nos sities: The Server Side e InfoQ. Na prática o que vai acontecer é que ainda teremos os fontes disponíveis para download, porem os bug detectados nestas versões só estaram disponíveis para a comunidade em versões maiores, ou seja, 3.1, 4.0, etc...

Infelizmente este código que estará disponível no controle de versão não ira ter nenhuma tag para que possamos identificar as correções, e sinceramente eu duvido que eles criem branches neste repositório. :(

Para utilizar Spring Framework em suas versões mais recentes para empresas que tem aplicações criticas só será possível pagando, caso contrario sera um caos gerenciar isto de forma concisa.

O que vai acontecer é que projetos de pequeno porte, ou até mesmos empresas de pequeno porte que utilizam soluções open source em Java não utilizaram as ultimas versões do framework, vão ter que utilizar versões mais antigas ou se arriscar com os possíveis bugs.

Isto é uma pena, por que este era justamente o diferencial do Spring, você tinha uma versão antiga, mas se o bug era detectado nela, se tinha um fix para aquela versão. Essa atitude deles abriu muitas portas, as quais hoje seram fechadas.

A comunidade reagiu com criticas severas a esta questão, o Martin Fowler desceu da montanha e foi cutucar o Rod, mas sem maiores efeitos. Acredito que para o mundo corporativo isto não vai ser um problema, mas é inegável que isto faz com que a confiança nos cara diminua.

Popular posts from this blog

Kafka Streams with Java 15

Rust and Java Interoperability

HMAC in Java