Será que Certificações não provam nada mesmo?

Já não é nova a conversa sobre o valor das certificações. Existem opiniões para todos os gostos. Alguns acham que uma certificação realmente não prova nada, outros dizem que prova alguma coisa.

Há alguns anos atrás nos vínhamos em uma grande onda crescente de certificações, não digo só quanto a Java mas em outras linguagens e tecnologias/processos também. Muitas das críticas vem de pessoas ditas do movimento 'agile'. Eu não acredito que uma certificação possa dizer se você é um profissional ou não é, muitos pensam assim também.

É só uma prova?

Muitos dizem é só uma prova e provas não provam nada. Será que as certificações não provam nada afinal? Eu não acredito nisso. Como já tinha dito antes uma certificação não prova que você é um bom profissional por que para ser um bom profissional você precisa de certas habilidades, muitas dessas habilidades as certificações não conseguem captar como relacionamento interpessoal, comunicação, capacidade de resolver conflitos e entre outras tantas competências.



Se engana quem pensa que certificação não prova nada!

Na minha opinião as certificações podem provar algumas coisas entre elas eu destaco:
  • Interesse em estudar
  • Dedicação
  • Disciplina
  • Conhecimento básico sobre algo
  • Persistência
Sendo que para mim a maior prova é a persistência. Pode ser que uma pessoa que faça certificações não seja um bom profissional mas muito provavelmente é uma pessoa persistente e isso já é uma grande qualidade. Para ter tempo para comparar um livro ou fazer um curso preparatório e estudar, estudar, fazer exercícios, as vezes rodar e fazer de novo, são grandes provas de persistência.

Uma história de persistência...


Des de 1879 que nos usamos as lampâdas. Graças a persistência de Thomas Edson. Dizem que antes de descobrir o filamento ideal para a lâmpada que ele tentou mais de 2.000 mil vezes. E mesmo assim ele persistia em tentar, e não desistia. Até que ele conseguiu achar uma forma que funcionava.

Não estou dizendo que quem faz certificação é um Thomas Edson mas estou dizendo que quem faz certificações tem uma qualidade muito boa que é a persistência a mesma que o Thomas Edson tinha. Inventar a lâmpada é mais difícil que tirar uma certificação Java, disso ninguém tem dúvidas. Eu não tenho dúvida que com persistência chegamos ao longe... Pessoas com persistência fazem a diferença!

Popular posts from this blog

Kafka Streams with Java 15

Rust and Java Interoperability

HMAC in Java