Dominar o Ambiente == +Foco ++Produtividade

Ambiente sempre foi sinônimo de problemas! Mas não estou falando de aquecimento global. Pode parecer besteira mais um ambiente efetivo pode reduzir até 40% da complexidade de se desenvolver algo. Isso vem vem de técnicas de estimativas como o UCP.

Não estou aqui para falar de UCP ou de estimativas no geral. Se você esperava encontrar um post sobre estimativas posso criançola-lo com esses outros posts anteriores sobre estimativas.
Qual o assunto deste post então?

Foco e Produtividade! Mas o que diabos o ambiente tem a ver com isso? Tudo. Quando estamos falando de TI podemos falar de 3 tipos de ambiente, vou classifica-los da seguinte forma:
  • Ambiente de Desenvolvimento
  • Ambiente Sociotécnico
  • Ambiente físico
Ambiente de Desenvolvimento

Este é o ambiente do desenvolvedor aqui estão as ferramentas de apoio ao desenvolvimento como servidor de build continuo, maven, debuggers, profiles, servidores de aplicação, banco de dados, etc...



De nada adiante ter uma excelente arquitetura e um grande desenvolvedor se o seu sistema de controle de versão é problemático ou você não consegue gerenciar os pedidos de desenvolvimento e change requests de maneira efetiva.

Ambiente Sociotécnico

Esse envolve as pessoas, aqui entra nos dark side of the force as vezes, :)! Depende do perfil de cada pessoa que existe na equipe. Normalmente em uma equipe você tem 4 tipos de perfis corporativos, são eles:
  • Administrativo
  • Integrador
  • Produtor
  • Empreendedor
Administrativo: É aquela pessoa mais metódica e as vezes é conhecida como "chata", não estou chamado os administradores de chatos! Mas essa pessoa normalmente é um QA ou um tester.

Integrador: É aquele cara bem político que sempre tenta agradar a todos e é o cara do deixa disso. Normalmente pode ser qualquer pessoa des desenvolvedor ao gerente, muitas vezes é o analista que é assim.

Produtor: Esse cara não gosta muito de reuniões e gosta mesmo é de botar a mão na massa e produzir código, normalmente ele é um desenvolvedor, o pior é que já vi gerentes com esse perfil o que muitas vezes é um problema dependendo do contexto que você está!

Empreendedor: O meu preferido! Este é o cara criativo, é o cara que mais pensa em como melhorar as cosias e como inovar em soluções, normalmente é um arquiteto, mas já vi arquitetos produtores que também podem significar problema dependendo do caso.

Não adiante ter uma equipe só de empreendedores ou só de Produtores e assim por diante, é necessário um balanceamento desses perfis e a empresa deve ajudar com isso pois esse tipo de descoberta e alocação deve ser feita antes de fechar a equipe de um projeto.

Ambiente Físico

Aqui eu estou falando da sala do projeto e do layout da mesma. Ahhh fala sério? É isso mesmo! E isso ter um fator muito importante que está diretamente ligado a produtividade e ao foco. Se você trabalhar em uma sala com mais de 100 pessoas como eu já trabalhei vai ver que é extremamente difícil manter o foco e muitas vezes a sanidade.

Hah! Não se engane uma sala com 10 pessoas pode ser um problema, dependendo do tamanho da sala, respeitar os limites físicos da sala é diferente de respeitar os limites do foco e da produtividade.

Dependendo de como você arranja as mesas, os quadros, o dashboard, você pode ter mais ou menos foco! Esse foco somado a quantidade de ruido produzido na sala podem se transformar a economia em prejuízo rapidamente.

Chaveamento de contexto

Não estou falando de sistemas operacionais aqui mas o conceito é o mesmo. Quando você está executando uma tarefa de complexidade e você é interrompido você pode demorar até 15min para recuperar o foco, dependendo da freqüência das interrupções isso vira um problema rápido.

Hey calma ai! Não estou dizendo para acabar com a comunicação cara-a-cara, de forma alguma! Mas como tudo nessa vida deve existir um equilíbrio, pois isso é uma grande eco-sistema!

Então...

Temos que juntar esses três tipos de ambiente e investir neles de forma que o trabalho aconteça de forma mais natural para a equipe. Essas mudanças não dependem única e exclusivamente da empresa, pelo contrário. Algumas devem vir da equipe.

Dominando o ambiente você estará ganhando dinheiro não desperdiçando o mesmo. Deixe a equipe dominar, mudar, montar o ambiente físico. Você como equipe de trabalhar forte na gerencia de configuração para melhorar o desenvolvimento e ganhar tempo.

Hoje em dia existe a tendência do mercado ditar os preços, isso pode ser ou pode não ser verdadeiro para o domínio em que você atua, mas trabalhando bem essas formas de ambiente é uma excelente maneira de obter mais gastando menos!

Popular posts from this blog

Kafka Streams with Java 15

Rust and Java Interoperability

HMAC in Java