Balancear é Preciso

Hoje em dia esta na mídia falar de TI. Isso inclui des das ferramentas, linguagens de programação e até mesmos métodos e processos. Nas ultimas semanas venho tendo boas discussões sobre todo esse tipo de coisa. Muito se fala em qual seria a melhor solução ou o que a grama do vizinho tem que a minha não tem.

Nesse ponto vem todo o tipo de coisa, des da retórica religiosa até mesmo ao lado emocional. Paixão é um ingrediente importante para o sucesso e a realização de qualquer profissional mas neste mundo que estamos vivendo as vezes temos que deixar isso um pouco de lado e partir para abordagens mais racionais do que emotivas.

O que escolher? O que usar? O que estão falando? Hype?


Muitas Palavras?

De facto o que esta na mídia pode estar longe de ser o que você procura ou o que você de fato precisa. Dificilmente uma única solução ira resolver todos os seus problemas, é mesmo não existe a bala de prata. Os seus problemas podem ir des de um Servidor de aplicação mal configurado até mesmo como fazer que o analista interaja com o Designer.



Rup? XP? Scrum?

Existem muitas outras metodologias, essas são as do momento. Fato é que todas elas utilizaram coisas que já existiam na indústria, na arquitetura, até mesmo na administração de empresas. E até mesmo em outras metodologias como Evo. As vezes até de outras empresas como a Microsoft por exemplo, não confunda o windows com o processo que os caras tem e com o quanto de práticas eles já contribuíram.

Qual a melhor para o cenário?



Muitas vezes as pessoas tentam escolher apenas uma metodologia. Até mesmo um conjunto de metodologias afins, quando na verdade deveriam para de se preocupar com isso e começar a escolher práticas. Ao invés de adotar todas os papeis, artefatos, fluxo de trabalho das metodologias você deve fazer um tailoring com as práticas que não mais necessárias ao seu contexto.

Níveis de Adoção Vs Cerimônia


Haaa?

Adotar um prática ou um conjunto de práticas como por exemplo gerenciar riscos, não significa que você irá usar tudo. Então para cada prática que você for adotando em seu projeto você vai balanceando de um nível básico a um nível avançado.

Cerimônia é diferente de burocracia. Ter mais cerimônia não significa ter mais controle ou ter mais previsibilidade. No post anterior disse que fazer a reunião de pé é um cerimônia e isso não traz mais rigidez. Uma cerimônia não significa ser mais ágil ou ser mais formal, isso depende muito da prática e da forma como você usa.

E a tal da Previsibilidade?


Prever tudo?

Impossível, e ter mais previsibilidade ao ponto de eliminar os riscos com isso é uma ilusão. Não tem como se prever as coisas, o mundo é imprevisível, isso não significa que você não deva estimar ou não deva planejar, agora tentar achar uma forma de prever tudo, além de você não conseguir você só estará aumentando os riscos do projeto.

Ahhh o padrão da empresa?



Padrões

Padrões são bons, não conseguiríamos viver bem sem eles. Sem padrões como você iria ver um DVD que você comprou na casa de um amigo, ou como poderia emprestar seu mouse para sua Tia? Não daria. Só que o problema é as vezes determinadas práticas funcionam em um projeto isso não significa que deve ser assim para empresa inteira. Cuidado ao jogar padrões de um projeto para escala organizacional.

Sim, existem praticas que você poderá usar em muitos projetos como por exemplo: Gestão de Riscos, Desenvolvimento Iterativo Incremental, Arquitetura, Servidor de Integração Continua, Testes, Priorização de Requisitos, Estimativas, etc... Cada projeto é um projeto, você tem que tomar cuidado ao sair por ai usando um monte de coisas que você vê na mídia ou em outros projetos. Acima de tudo se você não revisar o que faz não terá como evoluir, essa revisão tem que ser balanceada.

Balancear é Preciso



Balancear o que?

O quanto o seu processo é ágil Vs o quanto você precisa de disciplina, não confunda agilidade com "Agile" são coisas totalmente diferentes. Você tem que balancear o nível de cada prática que vai usar também. O que será automatizado e o que será feito de forma manual.


Popular posts from this blog

Kafka Streams with Java 15

Rust and Java Interoperability

HMAC in Java