O Melhor do Scrum

O leitor que acompanha o meu blog de longa data sabe que tenho diversas críticas ao movimento ágil. Sempre expressei minha opinião de forma clara e embasada, mas acho que é mais do que justo eu ratificar as coisas boas que o movimento trouxe e o no que são melhores e mais fortes.

Neste post vim falar sobre o que tem de melhor no Scrum. Não creio que o melhor seja a capacidade de entregar valor ao negocio rápido, pois isso diversos métodos o fazem. Esta é uma grande característica mas vários outros método como o RUP o OpenUP e até mesmo o EVO é capaz de fazer isso.

A construção de uma Equipe

O Scrum de maneira empírica é na verdade um grande protocolo para a construção de uma equipe. Isso mesmo construção de uma equipe. Todo projeto começa com um grupo e é uma necessidade básica transformar esse grupo em equipe. O Scrum prove através de um método simples, uma instância do PDCA uma forma de forçar a conversação na equipe e a reflexão dos atos das pessoas e claro do produto.



Por que usar coisas na parede

Os post-its na parede são pra o time, não são para a gestão de alto nível, usar um post-it na parede não elimina a possibilidade de alimentar dados em ferramentas de controle e auditoria eu já fiz isso e é perfeitamente possível e alcançável através da prática do Tracker.

Isso favorece a colaboração assim como usar uma ferramenta colaborativa como um Wiki é melhor do que um fórum ou uma outra ferramenta. O Scrum incentiva a colaboração e isso é algo muito bom. Outro princípio oriundo do XP que se aplica também é a posse coletiva, por que assim as tarefas param se ser focadas não mais no papel das pessoas e começam a ser da equipe, assim como se todos estivessem em um barco, todos ganham ou todos naufragam.

Não recomendo você usar Scrum sem ter o painel de controle que é conhecido como dashboard, isso é muito mais do que um relatório, por que os relatórios são para os gerentes e o painel é para a equipe. Nada mais junto por que se a equipe que está na linha de frente ela deve ter um planejamento tático e ter isso visível em um quadro na parede é essencial.

O Planejamento

O scrum tem a noção correta do que significa planejar. Pois isso é feito pela equipe, não exclusivamente pela gestão. Até por que não é a gestão que executa as coisas e sim as pessoas, logo elas que tem que conversar. Esse planejamento já fiz diversas vezes com muito proveito.

Uma coisa que fiz que funcionou muito bem foi utilizar um projetor e projetar um notepad na parede onde todos podem ver, com isso ali entram descritos tanto o objetivo da sprint como o critério de aceite da mesma.

Outra coisa que ficava visível nesse notepad era o que todos iriam fazer e quem estava participando da sprint, depois disso era só passar para o dashboard e pontuar usando o jogo do planejamento, eu não utilizava cartas mas sim aparelhos celulares. Pois toda pessoa tem um celular é com ele que fazíamos as estimativas.

Por incentivar a conversação entre a equipe, por planejar com a equipe, por ter as reuniões diárias para forçar mais uma vez a comunicação e levantar problemas e gargalos o scrum é muito útil.

As Retrospectivas

Os maiores problemas de relacionamentos e qualidade de produto e processo que já tive em projetos foram levantados em sessões de retrospectivas no Scrum. Essas sessões foram sempre muito produtivas pra mim. Esse é outro grande recurso do Scrum, promover um momento para averiguação do que foi feito e isso não é feito focando em estimativas e feito focado na visão das pessoas e não em números.

Você pode verificar estimativas em uma sessão de retrospectiva no Scrum mas isso não pode de forma alguma ser o foco da sessão. O foco são os eventos que aconteceram na Sprint e esse eventos tem que ser ditos pelas pessoas, elas sabem o que está bom e o que não está.

O Scrum promove a disciplina e a comunicação através desses momentos e isso é só o começo, pois com o tempo isso acaba gerando mais sinergia entre a equipe e mais conversas informais e tudo isso só faz com que as pessoas cresçam como time e evoluam o seu processo e produto de software.

Popular posts from this blog

Kafka Streams with Java 15

Rust and Java Interoperability

HMAC in Java